top of page

BEBÉ

Intervenção Precoce

"...acredite - os bebés vêm de Paris...quer dizer, um bebé nosso e bonito só pode ter vindo dum lugar bonito e luminoso! Dum sitio arrebatador e especial. No bico duma cegonha...Tudo era mais fácil se os pais se deixassem de histórias e lhe dissessem que o amam tanto que até custa acreditar que não tenha vindo do céu." Eduardo Sá.

A Sala de Psicologia intervém junto do seu bebé desde uma etapa precoce, por forma a promover desde cedo o seu desenvolvimento, potenciando todos os seus recursos e diminuindo as suas fragilidades, para que possa crescer feliz, sempre acompanhado por aqueles que mais o amam, os pais e a família, que têm um papel absolutamente central. 

A Intervenção Precoce dirige-se a bebés dos 0 aos 3 anos, que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem algum handicap, ou necessidades especiais. Do mesmo modo, tem também como objectivo ajudar os pais a terem uma maior compreensão das necessidades do bebé e a promover uma comunicação mais positiva e ajustada entre bebé e cuidadores, no sentido de tornar a relação precoce o mais positiva possível para pais e bebé.

A intervenção deve ser focada no bebé, mas também nos seus cuidadores, uma vez que são o seu "mundo". 

A primeira sessão decorre com os pais, para que estes exponham as suas preocupações, inquietações e as suas dúvidas. Depois deste momento, são avaliadas duas dimensões fundamentais: o nível de desenvolvimento do bebé e a qualidade da interacção que ele e os seus cuidadores estabelecem. Após esta fase diagnóstica, é traçado o projecto terapêutico mais adequado, em conjunto com os pais. 

Modelos de intervenção:

- Focada no bebé - sessões individuais do bebé com o/a terapeuta, com o objectivo de desenvolver competências relacionais, sociais, cognitivas e comunicacionais, em função das suas características específicas. 

- Apoio à interacção pais-bebé - Sessões com o bebé e os pais, por forma a orientar no "aqui e agora" os cuidadores, promovendo a qualidade da comunicação entre o bebé e os mesmos.

- Sessões com os pais - Sessões onde apenas estão presentes os pais, proporcionado-lhes um espaço para acolher as suas angústias, esclarecer, orientar, e elaborar estratégias para melhor lidarem com as especificidades do filho.

- Grupos de Pais- Sessões com outros pais que partilhem as mesmas inquietações em relação aos filhos. Permitem aos pais sentirem que não se encontram sozinhos e partilharem experiências, apoiando-se mutuamente, e oferecendo uma visão que o/a terapeuta por mais empático que seja não consegue proporcionar.

Áreas de Intervenção:

- Atrasos no Desenvolvimento;
- Perturbações da Comunicação e da Relação;
- Patologia orgânica que dificulta o desenvolvimento de outras áreas;
- Perturbações do Espectro do Autismo;
- Perturbações da Alimentação;
- Perturbações do Sono;
- Perturbações da Vinculação;
- Bebés de temperamento difícil;
- Etc.


Quanto mais precoce for a intervenção, mais eficazes estamos a ser na tarefa de promover o desenvolvimento mais saudável do seu filho, prevenindo situações de maior fragilidade no futuro.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page